Filosofias Salgadas

Devaneios, loucuras, filosofias, chinelagens, lariras, badernas, balbúrdias e tudo mais que o povo gosta, mas sempre usando a cabeça, por que aqui ninguém usa chapéu!

domingo, 14 de junho de 2020


AMÉM

Tudo já foi escrito e PONTO FINAL.

Não estou falando de destino, me entenda bem. Não acredito nessas coisas. Falo de literatura.

Os caras já descreveram tudo…

...E eu me encontrei em uma destas situações já escritas em outras páginas, vividas por outras personagens recentemente.

Para variar, dia desses estávamos, alguns amigos e eu, discutindo política e eu disse que o que está acontecendo agora já se passou algumas vezes na esteira da história, sendo lindamente descrito em quadros coloridos de sangue e carne, cheios de cheiros de vida e morte por monstros sagrados das palavras.


Briguei com um desses amigos pelo WHATS…

Obviamente por diferenças de ponto de vista político.

O cara falou alguma coisa, eu falei outra, os tons subiram, e eu saí do grupo. Ele me chama no privado, diz que eu exagerei, pede desculpas se tivesse se expressado mal, eu o desculpo mas digo que não tem como ser a mesma coisa, este tipo de bobagem super séria…

Tu já deve ter passado algumas vezes por isso.

Buenas.

Alguns dias depois lendo esse livro, me peguei pensando: Como eram as discussões por posição política pelo correio? Já pensou?

Hemingway e Dos Passos eram dois ícones da literatura norte-americana em meados de 39, logo antes da Segunda Guerra divididos pelo Atlântico. Depois de anos de admiração mútua, afeições, ideários políticos semelhantes e amizade profunda, se desentenderam.

Durante a Guerra Civil Espanhola, na qual os dois estavam metidos até o pescoço, se viram em posições distintas sobre crenças ideológicas. Um ferrenhamente encantado pelo comunismo Stalinista e aceitando o pulso de ferro do ditador, enquanto o outro mais ligado aos rebeldes independentes que não percebiam sua inocuidade naquele cenário, trocavam farpas pelo correio, Hem da Espanha, ainda acompanhando o desfecho das lutas e Dos Passos já nos EUA assistindo impotente uma derrocada já anunciada.

Imagina a raiva acumulada entre o envio de uma carta e o recebimento da resposta!
E mais! Não tinha como sair do grupo…
Acho que o WHATS nos alivia anos de somatização de raiva.

Alguém tem um amém aos ALGORITMOS!?

AMÉM.