Filosofias Salgadas

Devaneios, loucuras, filosofias, chinelagens, lariras, badernas, balbúrdias e tudo mais que o povo gosta, mas sempre usando a cabeça, por que aqui ninguém usa chapéu!

domingo, 1 de junho de 2014

Universo Paralelo

Acho que eu tenho vivido em um Universo Paralelo.

Andei conversando com algumas pessoas do meu círculo social e, apesar de aparentarem ótimo estado de saude, boa estabilidade mental, vida financeira tranquila e afetivamente bem estruturados, se queixam corriqueiramente de tudo o que é possível. "A vida está horrível, os preços estão absurdos, a pobreza é gigante, os políticos são corruptos, ninguém quer nada com nada, a chuva é muito molhada, o sol é muito quente, etc, etc..."
Ontem a noite saimos, a excelentíssima e eu, para caminhar pela Cidade Baixa, cumprimentamos o morador de rua que vive próximo ao nosso prédio (que como sempre nos cumprimentou de volta com muita educação, apesar de ser negro, pobre e usuário de crack), caminhamos pela João Pessoa, passamos em frente a um prostíbulo conhecido e frequentado pelo alto escalão da sociedade Porto Alegrense e finalmente chegamos à Lima e Silva. Estranhamente não fomos assaltados, esfaqueados, sequestrados, degolados, nem nada do tipo.

Me assustei, pois havia conversado com várias pessoas que me fizeram relatos horripilantes de que haviam
presenciado (pela televisão) a ruína da sociedade Brasileira. Haviam visto milhares de usuários de drogas nas ruas roubando, se prostituindo, matando e tudo o mais terrível por mais uma dose. Mortes de crianças com consentimento de seus pais, mesmo estes médicos e com o aval dos tribunais. Jovens fazendo sexo nas ruas, pessoas agonizando nas filas dos hospitais...

Pensei realmente que havia entrado em outra dimensão. Havia já alguns dias que pensava isso, pois no mundo em que eu vivo (e sou professor em dois municípios do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil) não vejo um assassinato na rua desde que me conheço por gente, nunca fui assaltado, não vivo em completa miséria nem fui mal atendido em hospital nenhum (aliás, tenho ouvido de gente que precisou mesmo de hospitais, coisas até muito boas). Será o café que eu tomo toda manhã tem alguma substância alucinógena (colocada por esses petistas sem vergonhas) que não me permite ver a verdadeira face tenebrosa
de nossa realidade?

Da minha janela (que mostra a rua e não a janelinha por onde a maioria vê o Motta, o Pânico e o Fantástico) eu consigo ver a maioria dos meus amigos (que são jovens) empregados, ganhando provavelmente mais do que seus pais nesta mesma fase da vida. Milhares de prédios sendo construídos para todos os lados (e gente comprando estes apartamentos). Carros pra todos os lados (muito mais do que deveriam, na minha opinião) e a gurizada indo tomar cerveja de segunda a segunda.

O governo é corrupto no meu universo paralelo. Mas nem um centímetro mais corrupto do que é há 514 anos.
A educação é fraca nas escolas públicas. Mas os professores (e estes eu conheço muito bem) dão o seu máximo (e o que mais precisar) pra formar seres humanos mais éticos, mais educados e mais preparados pro futuro.
Os hospitais são insuficientes no meu universo paralelo, mas com uma sociedade de fumantes, obesos e sedentários não poderia ser diferente.
Existem muitos moradores de rua (e muitos não são bandidos, apesar de não terem onde se abrigar), mas isso é um reflexo da sociedade que gira em torno do capital existente em todos os países do mundo.

Acho que ainda teremos que esperar para ter uma sociedade equilibrada e com direitos iguais, mas 514 anos de exclusão dos pobres, benefícios para as mesmas famílias, distribuição de renda nula e possibilidades educacionais totalmente diferentes entre raças e faixas salariais não se mudam em 12 anos de governo (quase) de esquerda.

Bom, na vida real mesmo, em que a maioria dos meus conhecidos vive, há várias coisas que podemos fazer pelo Brasil:
1- TORCER PARA A ARGENTINA GANHAR A COPA! POIS ELA (A COPA) É A GRANDE CULPADA PELA ROUBALHEIRA DESENFREADA DOS NOSSOS GOVERNANTES (PETISTAS), E NÃO O NOSSO SISTEMA POLÍTICO SIMPLES E DE MECANISMOS TRANSPARENTES;

2- VOTAR NO AÉCIO. POIS SÓ UM HOMEM DE CARREIRA POLÍTICA EXEMPLAR, E SEU PARTIDO QUE NUNCA TEVE A CHANCE DE FAZER UMA MUDANÇA SOCIAL E POLÍTICA NO BRASIL PODE NOS AJUDAR.

3- A VOLTA DA DITADURA! POIS APENAS COM UM PULSO FIRME CONSEGUIREMOS VOLTAR AO CAMINHO DE CRESCIMENTO DO PAÍS.

4- APLICAÇÃO DA PENA DE MORTE! POIS SÓ COM UM EXEMPLO FORTE ACABAREMOS COM ESSES MARGINAIS QUE ESTRAGAM O BRASIL.

5- COMPARTILHAR SEMPRE E SEM PESQUISAR FONTES, AS COMUNICAÇÕES DA "TV REVOLTA", MESMO QUE A MAIORIA NÃO TENHA NENHUM COMPROMISSO COM A REALIDADE.

6- E POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE:
SE MUDAR PARA OS EUA, LÁ É O PAÍS DA LIBERDADE (APESAR DE BRASILEIRO SER TRATADO COMO BARATA SE NÃO FOR LÁ COMO TURISTA), LÁ NÃO TEM POBRE, OS HOSPITAIS SÃO BARATOS E É MUITO FÁCIL CONSEGUIR UM BOM EMPREGO E COMPRAR UMA CASA.

SE MUDAR PARA A AUSTRÁLIA, POIS LÁ NÓS SOMOS RESPEITADOS COMO CIDADÃOS UTILIZANDO AS MELHORES QUALIDADES DOS BRASILEIROS: LAVAR PRATOS, CONSTRUÇÃO CIVIL E SER GARÇOM, MESMO COM UM TÍTULO DE DOUTOR EM DIREITO OU ADMINISTRAÇÃO.

OU SE MUDAR PARA A EUROPA, ONDE TEMOS A MELHOR QUALIDADE DE VIDA DE TODAS (MENOS EM PARIS, QUE SE TU FOR MEIO ESCURINHO SÓ PODE VIVER NA PERIFERIA, OU EM LISBOA, QUE SE TU FOR DE ORIGEM ÁRABE TU TEM QUE VENDER MACONHA NA RUA PRA SOBREVIVER, OU EM BARCELONA, QUE SE TU FOR POBRE VAI TER QUE TE PROSTITUIR PERTO DO PORTO, FORA ISSO TU É UM REI!)

No meu universo paralelo a única saída do Brasil é que cada Brasileiro assuma o seu papel de cidadão pensante.
Mas já percebi que fazer as coisas certas, trabalhar sem choramingar e não ficar colocando a culpa de tudo no governo é coisa de alienado.

EU VOU TORCER E MUITO PELO BRASIL NA COPA!! E VOU TORCER PRA VOCÊ LER ISSO E PERCEBER QUE O MUNDO É MAIS LEGAL DO QUE O MOTTA, A GLOBO E A TV REVOLTA QUER QUE VOCÊ PENSE. E NO MEU MUNDINHO, VOCÊ VAI TIRAR A BUNDA DO SOFÁ, VAI DAR UMA CORRIDINHA, PARAR DE FUMAR, NÃO VAI MAIS FURAR O SINAL VERMELHO, VAI PAGAR O QUE DEVE DE IMPOSTO DE RENDA, VER O QUE O
CARA PRA QUEM TU DEU TEU VOTO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO ESTÁ FAZENDO E AINDA VAI PERCEBER QUE EU AINDA TE AMO COMO SER HUMANO MESMO QUE TU ODEIE TODA A VIDA QUE TE RODEIA.

Um abraço.

2 Comentários:

Às 1 de junho de 2014 às 07:04 , Blogger Paula Domingues disse...

Tu é o cara Rafael!!! Me sinto privilegiada em te ter como parceiro nessa empreitada!! Vou compartihar teu texto!!!
E VAI TER COPA SIMMMM!!
KKKKK
abraço,
Paula

 
Às 1 de junho de 2014 às 16:29 , Blogger Unknown disse...

Boa noite, não pude deixar de ler seu comentário de como andas a administração em nosso Pais, realmente você escreve muito bem, porem pude observar que você é petista, como tal de esquerda.
Vendo suas fotos pude observar que és professor e que viajas bastante, Paris, Lisboa, Barcelona.... então me pergunto, como uma pessoa que viaja pelo mundo a fora poderia realmente saber o valor de um hospital público? Pois com certeza não deve necessita-lo, mas caso usufrua dos hospitais públicos não seria muita cara de pal ta tirando lugar de quem realmente necessita? Observei também que seus amigos que compartilharam, curtiram e comentaram seu post através das fotos de cada perfil são todos professores ou algo do gênero, então ai que me questionei – COMO PROFESSORES QUE FAZEM GREVE APÓS GREVE (GENERALIZANDO A CLASSE) PODEM IR A FAVOR DESSA ADMINISTRAÇÃO? Então andei pesquisando um pouco, fontes com dados não discutíveis ao contrário dos citados ( RBS, Pânico e Revolta) e pude concluir que de poucos anos cá nunca houve tanta greve, tanta revolução a respeito de nossa administração, seja Municipal, Estadual ou Federal.
Pude ver como a classe dos professores é uma classe tão desorganizada, pois fazem greve, lutam por melhorias e tudo mais, mas parece que na verdade viajam bem, usam hospitais particulares e são extremamente petistas a tal ponto de dizerem que esta tudo ótimo.
Eu moro em Esteio, não sei se alguns de vocês conhecem a realidade daqui, mas posso dizer que aqui não tem hospital pois sempre que necessitei de um tive que mofar na fila dos postos ate ser encaminhado para um, não tem segurança, pois a criminalidade é enorme, e isso quem fala não é eu, são as estatísticas e não tem uma educação comparado com outros municípios.
Então novamente me questiono, eu fico aqui e espero por mais 514 anos ganhando meu salario mínimo ou tento somente TENTO reverter esta situação indo para as ruas reclamar dos meus direitos que constam na constituição????
Uma vez meu pai disse politica e religião não se discute, mas discordo, acho q somente quando discutimos conseguimos melhorar as coisas, pois uns tem muito e outros não tem nada, e se tratando de Políticos ate uma criança consegue ver que cada vez mais estão enriquecendo a nossas custas, pois ate em cima do meu salario mínimo eles enriquecem.
Em relação a COPA, como um bom brasileiro amo futebol, porem gastamos um absurdo para termos essa copa aqui em nosso pais, vizemos estádio SUPERFATURADOS dos quais não ganharemos nada. Então novamente pergunto-me, vale a pena?
Não sei mais o que achar, concluir ou observar, mas só me vejo ate o fim da minha trabalhando e ganhando meu salario mínimo com sorte um pouco mais, pois infelizmente não tive chance de estudar.

Sem mais....

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial